Cobertos de pedras preciosas e com desenhos cada vez mais surpreendentes e sofisticados, alguns relógios já nascem como valiosas obras de arte. Nas quais, informar as horas é um mero detalhe, às vezes quase dispensável.
Buscando inspiração na natureza, a marca Zadora Timepices é uma das joalherias que se especializaram nos relógios artísticos. Feitas deforma artesanal e única, cada peça recebe um mostrador orbital com numerais romanos. Por cima, pequenas esculturas, confeccionadas de forma minuciosa em ouro branco ou amarelo arrematam a caixa.
Responsável pelo trabalho, o alemão Andreas von Zadora-Gerlof é tão detalhista que suas criações são frequentemente comparadas às criações do joalheiro russo Peter Carl Fabergé, famoso por seus ovos incrustados de pedras preciosas. Assim como Fabergé, Zadora aprecia muito o uso de esmeraldas, diamantes e safiras em várias cores, como branco, rosa, azul e fumê. Mas faz questão de incluir outras pedras raras, como a rubellita (da família da turmalina, em tom de vinho) e a tsavorite (esverdeada).
As pequenas e delicadas esculturas artesanais que se mistura às horas também são especialidade da tradicional joalheria Van Cleef & Arpels. Com forte inspiração poética, a coleção de relógios da marca remete a um mundo idealizado e romântico. O modelo From the Earth to the Moon, por exemplo, possui complicação suíça e caixa em ouro branco. Seu fundo esmaltado recebe aplicações de jade negro e meteoritos de ágata para decorar o mostrador, criando a ilusão de estrelas, planetas e constelações.
A peça, modelo único feito artesanalmente, foi leiloada em 23 de setembro no evento beneficente Only Watch, em Mônaco. A grife também preparou uma versão comercial da peça, feita em madrepérola e decorada com miniaturas em ouro e pedrinhas de brilhante.
No formato ovalado (inspirado no olho de um gato), o modelo Cat’s Eye, da Girard-Perregaux, tem mecanismo de funcionamento tipo turbilhão, com três pontes de ouro branco que ficam expostas na caixa. A complicação ainda possui 145 diamantes escondidos, que dão precisão ao seu funcionamento. Ao fundo e ao redor do mostrador, mais brilhantes lapidados em baguete dão brilho à peça, num total de quase 400 pedras.
Relógios que mais parecem joias também são a especialidade da Piaget. A renomada casa suíça fundada em 1874 apresentou um modelo inspirado nas folhagens dos jardins secretos para a coleção Limelight Garden Party. A caixa, feita em ouro branco, recebeu nada menos do que 154 diamantesem várias lapidações. Tudo é arrematado com uma fita de cetim preta. O relógio também pode ser encontrado na versão adornada com esmeraldas. Todos com valor apenas sob consulta, claro.












Nenhum comentário:
Postar um comentário